As Minhas Meninas

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

A consulta

Que dizer, que esperava eu?! Não sei, sinceramente não sei!! Nem sei por onde começar ou como colocar no blog a confusão que vai na minha cabeça.

Comecemos pelo princípio, é melhor!

A médica começou por relembrar o meu processo e ver as minhas ecos e ao mesmo tempo que dizia que tinha hiperplasia, dizia que não tinha ou que não era muito significativa, mas que tinha que fazer curretagem ou então não era preciso, fazia só ttt oral, mas que eu tinha era que fazer a transferência dos congelados e por isso era melhor ser o meu médico a fazer a curretagem. E só depois da trf dos congelados, avançava para a FIV lá em Coimbra. Mas que entretanto fazia hoje ali nova eco, apesar de estar no 7º dia do ciclo e não ser a altura ideal para se confirmar a hiperplasia. E que nenhuma eco tinha sido feita na alura ideal. Foram eles sempe que marcaram as ecos, eles é que tinham que ter isso em atenção! Eco feita, volto novamente para a consulta.

Diz-me que é muito pouca a hiperplasia que tenho, que me pode fazer a curretagem ou dar-me a terapêutica oral durante 6 meses para atrofiar o endométrio, ou então falar com o meu médico e ver o que ele achava, pois podia não concordar com o diagnóstico feito. Eu respondi-lhe que ía falar com o meu médico para ele me tratar da hiperplasia, não era preciso ela dar-me nada nem fazer a curretagem!

Em relação à FIV, ía ficar em "lista de espera" para ser apresentado em reunião semanal, tinha à volta de 40 casos e são apresentados 2 por semana! Que só devia ser chamada para Fevereiro. depois ela entrava em contacto comigo quando o meu caso fosse aceite. Entretanto fiquei com consulta para dia 22 de Março.

Enquanto ela falava, eu só pensava, não é possivel o que estou a ouvir, será que estou a ouvir bem?!

Disse-lhe que em relação aos congelados, o que nós tinhamos decidido era fazer em Outubro a transferência. Mas visto estar com a hiperplasia e ela ter que ser tratada 1º e como a Dra. tinha dito que na consulta viamos o ttt a fazer, nós esperámos pela mesma! Claro que nós preferimos fazer 1º os congelados, eu sei que pode estar ali a realização do meu sonho, sei prefeitamente que não sujeito o meu corpo a um ttt intensivo, só tem que se preparar bem o endométrio para os receber, eu sei disso tudo e sei também que mesmo mínima que seja a hiperplasia é o suficiente para o meu útero não estar nutritivo e o embrião não ter condições para se implantar nem se desenvolver!

Mas que a Dra. na 1ª consulta independentemente dos congelados disse que ía levar o nosso caso a reunião e que até lá fazemos a trf dos congelados. Ela disse que sim, que levava o nosso caso para ser aprovado e que depois ligava a dizer se tinha sido aprovado ou não!

Mas o que eu não estava à espera foi a atidude dela! Quando se tem uma coisa ou, têm-se ou não se tem, não é 1º temos depois não temos, mas afinal temos, mas não é muita!
Não era melhor ela ser frontal e dizer que o melhor era ser o meu médico a tratar-me e fazer a trf dos congelados?!

O relatório da eco feita hoje diz que no 7º dia do ciclo tenho um endométrio com 10mm e irregular (deu-me cópia do mesmo para dar ao Dr. Paulo). Não é pela espessura que se vai lá, apesar de saber que o endométrio no 5º dia tem que ter até 5mm (se tiver mais é sinal de hiperplasia) logo se eu neste momento tenho 10mm, não é possível o endométrio em 2 dias espessar 5mm?! Mas pronto pela irregularidade do mesmo já é sinal de hiperplasia, pois o endométrio tem que ter uma espessura regular.

Não quis eu marcar para o Dr. Paulo quando soube da hiperplasia pois lá podiam não ficar satisfeitos de eu a tratar no privado e ir lá só para fazer a FIV! Que parva que fui, neste momento já estava tratada!

Mais uma coisa enquanto estava a ver as análises que eu tinha feito, ao ver que estavam óptimas disse-me que assim eu já devia ter engravidado! (Não queria acreditar no que estava a ouvir!) Pois claro Dra. era o que eu queria, mas algo não está bem para ao fim de 4 anos ainda não ter conseguido! Pois as suas trompas é que não estão bem!

O que ela acha, que me dá prazer andar a fazer ttt??? que eu não preferia engravidar naturalmente e já o ter conseguido? Acha que eu não sei do que ela está a falar? que eu não estou às escuras neste processo todo?!

Sabe ela se eu tenho dinheiro neste momento para fazer os congelados? (felizmente não é o caso) Acha ela que eu não tenho direito de ser tratada como outra doente qualquer? Sei que infelizmente há pessoas que necessitam muito mais do que eu, que nem sequer dinheiro para os medicamentos devem ter. Mas não lhe dá direito de ser assim!

Quando estava à espera de fazer a eco, estava uma senhora a fazer eco, que também tinha estado na consulta e, pelo que me apercebi estava demorado porque algo não estava bem com os ovários. Oiço a médica dizer 39 anos! esperou ter 39 anos para vir a uma 1ª consulta!
Inacreditável! Sabe ela o que se passou com a senhora para só agora ir a uma 1ª consulta?! Sabe?!

O que me deu vontade foi ser mal educada para a médica, levantar-me e vir-me embora. Mas controlei-me pois eu preciso dela no futuro!

Vim-me embora triste, confusa e chateada. Chegando ao carro, liguei logo para a AVA para marcar a biópsia ea tratar logo a hiperplasia, neste momento é o que importa e preocupa. Depois dela tratada logo faço a trf dos congelados.

Mas como o meu dia não estava a correr nada bem, nunca consegui falar com a AVA, ía sempre ao gravador e ficava em lista de espera para me atenderem, estive o resto do dia todo a ligar e era sempre a mesma coisa. Como não conseguia falar, enviei um mail. Só que ainda não me responderam nem ligaram!

Alguém me sabe dizer o que se passa com o telefone da AVA??? É normal isto agora acontecer?? Existe outro número??

Como já devem ter percebido a minha disposição não é das melhores!

15 comentários:

luclix disse...

minha kida amiga, percebo bem essa confusão que vai na tua cabecinha, mas td se vai resolver tenho a certeza.

muitas beijocas, tou contigo sempre.

LU

Maria disse...

Linda, infelizmente tens todos os motivos e mais algum para estares triste... Não há direito de seres tratada assim! Também não percebo os médicos... É óbvio que todas as mulheres preferiam engravidar natural e rapidamente, sem terem de passar por tantas provações.

Mas eu sei que tu és forte e vais conseguir ultrapassar isto! Em breve vais ter a tua estrelinha! :)

Beijinhos grandes,

Maria

Anónimo disse...

ola amiga

infelizmente temos uns profissionais de saude muito anormais, eu as vezes desejo que eles proprios passem pelo que nos passamos para começarem a nos dar um pouco mais de valor mas enfim o melhor e pores de lado e tratares rapidamente de fazeres a tua tfs, beijinhos muito grandes e força

Dina disse...

A Ava está fechada esta semana para férias. Volta a telefonar apartir de 1 de Outubro.

Clara disse...

Bolas, amiga... já diz o ditado que cada cabeça, sua sentença.
E acho, de coração, que o que tu precisas é de quem te explique e leve o melhor ttt a fundo e não de novas e confusas opiniões, querida, ainda por cima, dessa natureza, fraca sorte com os profissionais que nós temos...
Do pouco que ainda vivi deste pesadelo apercebo-me que as incertezas dos profissionais são muitas, são mesmo autênticos tiros no escuro que nos levam à insanidade.
Quanto à Ava, já tens a resposta, mas que lhes fica mal, fica, pois 1 vez que têm gravador podiam lá ter deixado msg a dizer q estariam fechados.

A ver se nos encontramos no msn para falarmos um bocadinho.
Beijinhos

Smas disse...

Há médicos que não merecem tal designação.
Um beijinho muito grande de força e desejo que te cures rápido.
Bjs a torcer por ti

Anónimo disse...

Bom Elsa sei o que isso é... Cada vez que vou a Stª Maria dizem-me as coisas de maneira diferente. Primeiro ía fazer inseminação, agora já não vou, vou fazer 1º laparoscopia e depois logo se vê se é inseminação se é FIV.
Pensa positivo!

Kitty disse...

Amiga, realmente, haja paciência!!!
Espero que consigas resolver as coisas da melhor maneira...
Beijinho

alma disse...

Linda... que posso eu dizer perante tamanha injustiça! Os médicos nunca viveram o desespero da nossa luta e por isso nao conseguem dizer aquilo que nós precisamos ouvir! Que raio...
Força amiga, tu és forte e vais conseguir! FORÇA!
beijinhos grandes
cate e alice

Ana disse...

É realmente inacreditável!
Ficamos ansiosas por ir às consultas à espera que alguém que demorou uns bons anitos a tirar um curso nos diga algo de jeito... e parece que estão a apanhar bonés!
Amanhã marca tudo na AVA e tudo vai melhorar...

Beijocas ENORMES e abracinhos apertadinhos :***

Sónia e MI disse...

Oh meu deus... como é possível!?
Eu cada x mais acho que somos tratadas como "carne para chouriço" .

Na AVA vão tratar-se como mereces, como as mulheres merecem, serem tratadas com respeito!
Calma...

Zanita disse...

Amiga,

Estas médicas são umas incompreensiveis...nal ligues

Boa sorte para a tua tranferencia

Anónimo disse...

também fiquei triste ao ler o teu post.
triste por o teu sonho demorar tanto a concretizar-se e triste por seres ainda confrontada com profissionais de saúde que são autênticos broncos.
mas a tua estrelinha brilhará em breve. vais ver. eu estou a torcer muito
beijocas

Catarina Agostinho disse...

OLA ELSINHA!
ÓH COMO VAI A TUA CABECINHA, COMPREENDO-TE!
ESTOU A TORCER POR TI, PELA TUA TRANSFERENCIA!
MUITAS BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO

R. disse...

Isto realmente é preciso muita paciência, o pior é que nem sempre sabemos onde encontrá-la.

Boa sorte querida!
beijos